Os 4 Ps do Marketing

PRODUTO
Você não vai ler essas coisas aqui, e se meu negócio não tiver nada a oferecer, não direi tudo isso aqui. Porque o mundo é o mundo, uma pessoa tem o que outra deseja. Afinal, nunca ficaremos satisfeitos, certo? Mas, para eliminar os meios ilegais de terceiros, isso é feito por meio da compra e venda de produtos nos quais o mercado se baseia. Você pode se assustar com todos os termos e conceitos da economia e ficar impressionado com os números, gráficos e influências dos mercados e bolsas de valores em todo o mundo. Mas tudo, tudo se resume a: eu tenho, você não. Eu vendo, você compra. Um produto é tudo o que uma empresa pode produzir e fornecer a um determinado preço, e outras pessoas querem comprar e estão dispostas a pagar essa quantia. Produtos estão relacionados a ideias que atendem a um desejo ou necessidade do mercado.
PREÇO
Em termos de preços, muitos traders se preocupam se definiram o preço correto. Os custos e despesas fixos e variáveis de seu marketing devem ser considerados. Por um lado, busca ser justo com os consumidores e fornecer preços reais para a compra de produtos ou serviços. Mas por outro lado, preocupando-se em prejudicar o mercado, e o preço ser muito inferior ao da concorrência, deixe o lojista repensar seu método de precificação. Sem falar na necessidade de obter o máximo lucro com os produtos que você vende. Em primeiro lugar, é necessário esclarecer o que o trader busca ao determinar o preço. Eles podem ser a simples sobrevivência do negócio, maximizando os lucros atuais, relacionados ao mercado, liderando o mercado pela qualidade ou desnatando o mercado.
PRAÇA
“Praça” soa estranho para algumas pessoas, algumas pessoas. Isso ocorre porque a ideia por trás da palavra “praça” em marketing não é muito clara. O conceito faz mais sentido em inglês, já que praça se refere a Placement. A colocação seria algo como a colocação no mercado. Isso se aplica ao contato do consumidor com o produto. É um lugar onde algo é anunciado e vendido. Para entender a ideia , você pode fazer algumas perguntas sobre o produto ou serviço disponível: Como encontrar seus concorrentes? Onde o cliente está contatando seu produto? Quais canais de distribuição estão disponíveis? Quais são as formas digitais de relacionamento com o cliente? As estratégias e o planejamento da praça dependem diretamente do entendimento do público-alvo ao qual o produto se destina. Isso porque você precisa saber quais canais seu consumidor está usando para comprar seus produtos e quais os melhores lugares para oferecê-los.
PROMOÇÃO
LEVE 3, PAGUE 2!
Admita: são as primeiras palavras que vem à nossa cabeça quando falamos em promoção.
Mas não se engane: o P de Promoção dentro do Mix de Marketing não tem a ver com essas ofertas de descontos imperdíveis.
Como eu disse, os 4Ps do marketing devem trabalhar em união. Utilizar somente alguns em detrimento de outros, não sustenta uma estratégia efetiva de marketing.
Afinal, de que adianta produzir uma oferta, a um preço acessível, disponibilizá-la em diversos pontos de venda, se as pessoas não souberem que essa sua oferta, ou produto, está disponível?
Você viu que o conceito de praça está diretamente ligado à promoção, já que o modo como um produto é apresentado em seu ponto de venda, interfere diretamente no sucesso de vendas.
Mas não se deve confiar somente no modo como seu produto é apresentado na praça para que ele seja vendido. Afinal, esse não é a única preocupação da estratégia de praça. Para isso existe o P de Promoção.
É aqui onde os esforços de comunicação serão direcionados, para informar e persuadir o mercado consumidor sobre as características do seu produto, gerando a necessidade de aquisição.
Quando falamos de marketing digital, é que a coisa fica ainda mais “complicada”. Digo complicada porque, sem promoção, é praticamente IMPOSSÍVEL um negócio online sobreviver.
Google Ads, Facebook Ads, LinkedIn Ads, as conhecidas mídias digitais, já são mais que imprescindíveis para o profissional de marketing digital.
Mas é preciso lembrar que promoção não é só dar informações acerca dos produtos. Promoção, ainda mais no Marketing 4.0, é relacionamento com o cliente.
0 Comentários